REQUISITOS DE SOFTWARE PARA A CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Resumo
O artigo identifica os requisitos para a implementação de uma ferramenta de software baseada em técnicas de xadrez, com o propósito de auxiliar o desenvolvimento cognitivo dos alunos do ensino médio do Instituto Federal do Paraná – Campus Paranaguá. Os requisitos se fundamentam na teoria de Piaget, que é aplicada mediante exercícios práticos do jogo de xadrez. Vários estudos constatam melhorias no desempenho geral de estudantes que praticam xadrez, um jogo que exercita as capacidades de abstração, percepção e raciocínio lógico-matemático. Constata-se um elevado percentual de reprovações no Instituto, decorrentes principalmente do baixo rendimento em disciplinas da área de ciências exatas, tais como Matemática e Física. Com o intuito de melhorar essa situação, conceberam-se as funcionalidades de um software de apoio ao processo de acompanhamento pedagógico. O software deve estimular o raciocínio ao apresentar desafios enxadrísticos que o aluno deve solucionar com os melhores lances possíveis, contanto com acompanhamento psicopedagógico e fundamentado nos níveis do desenvolvimento cognitivo preconizados por Jean Piaget, autor que classifica o desenvolvimento cognitivo em estágios e etapas. Essa classificação é útil para a escolha de testes ou desafios que devem ser exercitados pelos alunos de forma lúdica e voluntária. Os requisitos foram levantados seguindo a metodologia de desenvolvimento de sistemas do IFPR Campus Paranaguá, que se fundamenta nos guias fornecidos pelo modelo MPS.BR, que é um programa criado em 2003 pela Softex para melhorar a capacidade de desenvolvimento de software nas empresas brasileiras.
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA, Anne. Ludicidade como instrumento pedagógico. Disponível em: , acesso em 24/08/2016.
ARAÚJO, Claudio Reis; Leone, F. S.; Moro, A. P.; Menuchi, M. P. Escolares praticantes de xadrez acertam mais e são mais rápidos em tarefa de tomada de decisão. Ciências & Cognição, v. 19, n. 3, 2014.
CAVALCANTI, Augusto de Oliveira. Xadrez na escola: um olhar para o ensino e aprendizagem, 2014.
CHRISTOFOLETTI, Danielle Ferreira Auriemo. O jogo de xadrez na educação matemática. Lecturas: Educación física y deportes, n. 80, p. 33, 2005.
MORATORI, Patrick Barbosa. Por que utilizar jogos educativos no processo de ensino aprendizagem. UFRJ. Rio de Janeiro, 2003.
PIAGET, Jean. Desenvolvimento e aprendizagem. Studying teaching, 1972.
PMBOK, GUIA. Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos. Terceira edição. Project Management Institute, Four Campus Boulevard, Newtown Square, PA 19073-3299 EUA, pp 179-190, 2004.
SILVA, W. Raciocínio Lógico e o Jogo de Xadrez: uma busca de relações. Tese (Doutorado). Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Campinas, SP.
SOFTEX. Tecnologia da Informação Brasileira. Disponível em , acesso em 10/04/2016.
WEBER, K. C., Rocha, A. R., Alves, A., Ayala, A. M., Gonçalves, A., Paret, B., Salviano, C., Machado, C. F., Scalet, D., Petit, D., Araújo, E., Barroso, M. G., Oliveira, K., Oliveira, L. C. A., Amaral, L. C. A., Amaral, M. P., Campleo, R. E., Maciel, T. Modelo de Referência para Melhoria de Processo de Software: uma abordagem brasileira. XXX Conferencia Latinoamericana de Informatica (CLEI2004). Arequipo, Peru. Seção 13: Ingeneria de Software V. Jueves 30 de septiembre de 2004.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Revista Científica Interdisciplinar Interlogos