REQUISITOS DE SOFTWARE PARA A CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Valerio Brusamolin, Carla Vaz Chiarello, Mateus de oliveira Nespolo, Nicole Cardoso Machado

Resumo


O artigo identifica os requisitos para a implementação de uma ferramenta de software baseada em técnicas de xadrez, com o propósito de auxiliar o desenvolvimento cognitivo dos alunos do ensino médio do Instituto Federal do Paraná – Campus Paranaguá. Os requisitos se fundamentam na teoria de Piaget, que é aplicada mediante exercícios práticos do jogo de xadrez. Vários estudos constatam melhorias no desempenho geral de estudantes que praticam xadrez, um jogo que exercita as capacidades de abstração, percepção e raciocínio lógico-matemático. Constata-se um elevado percentual de reprovações no Instituto, decorrentes principalmente do baixo rendimento em disciplinas da área de ciências exatas, tais como Matemática e Física. Com o intuito de melhorar essa situação, conceberam-se as funcionalidades de um software de apoio ao processo de acompanhamento pedagógico. O software deve estimular o raciocínio ao apresentar desafios enxadrísticos que o aluno deve solucionar com os melhores lances possíveis, contanto com acompanhamento psicopedagógico e fundamentado nos níveis do desenvolvimento cognitivo preconizados por Jean Piaget, autor que classifica o desenvolvimento cognitivo em estágios e etapas. Essa classificação é útil para a escolha de testes ou desafios que devem ser exercitados pelos alunos de forma lúdica e voluntária. Os requisitos foram levantados seguindo a metodologia de desenvolvimento de sistemas do IFPR Campus Paranaguá, que se fundamenta nos guias fornecidos pelo modelo MPS.BR, que é um programa criado em 2003 pela Softex para melhorar a capacidade de desenvolvimento de software nas empresas brasileiras.


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Referências


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