ENSINO DE SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS FRENTE ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O LIVRO DIDÁTICO

Everton Pereira Leite, Rogério Baptistella

Resumo


Debater a relação entre o ensino de Sociologia e as políticas públicas é uma atitude fundamental, pois sem isso o professor não poderá dar conta do que se espera dele em um determinado momento, tornando-se mesmo incapaz de situar seu trabalho pedagógico, de modo crítico, frente à presença e a ausência de projetos nacionais de educação. É nesse sentido, que a abordagem dos Direitos Humanos pela Sociologia no Ensino Médio não tem apenas uma conotação ideológica, mas diz respeito à consonância da mesma com certas políticas educacionais. A Educação em Direitos Humanos (EDH) constitui-se numa política pública com vários focos (Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, Programa de Educação em Direitos Humanos) que sugerem abordagem interdisciplinar dos Direitos Humanos. A presente pesquisa tem por objetivo demonstrar como a sociologia aborda a EDH em seus livros didáticos aprovados pelo Plano nacional do livro didático de 2015, Machado, I. J. R. e Barro, C.R. Sociologia Hoje (2014); Silva, Afrânio et al. Sociologia em Movimento (2013); Tomazi, Nelson D.  Sociologia para o Ensino Médio (2013);  Oliveira,  L. F.  & Costa, R. C. R. Sociologia para Jovens  do Século XXI  (2013); Bomery, Helena e Freire-Medeiros, Bianca, Tempos  Modernos, Tempos de Sociologia (2010). A abordagem dos Direitos Humanos é feito a partir da obra Douzinas (2009), Sánchez Rubio (2007), Barreto (2013), a EDH é apresentada a partir das políticas públicas para o tema amparado pelas obras CANDAU, Vera Maria; SACAVINO, Susana (2008 org.), CANDAU, Vera Maria,(1995).


Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS.

BRASIL. Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3). Brasília: SEDH/PR, 2010.

BRASIL. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos / Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2007

BRASIL. Parecer CNE/CP Nº: 8/2012. Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Brasília: CNE, 2012. D.O.U. de 30/5/2012, Seção 1, Pág. 33.

BARRETO,Vicente de Paulo.O Fetiche dos direitos humanos e outros temas.2 ed. Ver. E ampl.-Porto Alegre: Livraria do advogado, 2013.

BOMENY, Helena.tempos modernos,tempos de sociologia. Editora do Brasil

ª edição 2013.

BOBBIO,Norberto. A era dos direitos. nov.ed,RJ:ELSEVIER,2004.- 10.° REIMPRESSÃO

CANDAU, Vera Maria, et al. Oficinas Pedagógicas de Direitos Humanos. Petrópolis: Vozes, 1995.

CANDAU, Vera Maria, et al. Oficinas Pedagógicas de Direitos Humanos. Petrópolis: Vozes, 1995.

CANDAU, Vera Maria; SACAVINO, Susana (org.). Educação em Direitos Humanos: temas, questões e propostas; Rio de Janeiro: DP&Alli, 2008.

DOUZINAS. Costas. O fim dos direitos humanos. São Leopoldo: editora UNISINOS, 2009. MACHADO et al . Sociologia hoje. São Paulo: Ática, 2013.

MACHADO et al . Sociologia hoje. São Paulo: Ática, 2013.ARAÚJO, Ulisses F.; AQUINO,

OLIVEIRA, Luiz Fernandes de,sociologia para jovens do século xxi. Imperial Novo Milênio 3ª edição 2013.

RIBEIRO,Marcus Vinicíus. Direitos Humanos e Fundamentais.2° Ed.Campina:Russell editores,2009.

RUBIO, SÁNCHEZ David. Repensar Derechos Humanos de la anestesia a lasinestesia.1° Edición,2007 ed.Editorial Mad

SILVA, Afranio. sociologia em movimentoEditora Moderna

ª edição 2013.

TOMAZI, Nelson. Sociologia para o Ensino Médio. 1º edição. São Paulo: Saraiva, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Científica Interdisciplinar INTERLOGOS