Modelagem Matemática Aplicada À Sistemas Dinâmicos Epidemiológicos: O Modelo SIR

Isabeli Raiany de Miranda Silva, Jane Rosa, Jane Rosa

Resumo


Este artigo faz parte de um projeto de pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), e tem como objetivo apresentar a descrição de um modelo epidemiológico simples, o modelo SIR (Suscetíveis, Infectados e Removidos). Esse modelo é composto por um conjunto de três equações diferenciais e simula a propagação de doenças contagiosas. Originalmente o modelo SIR foi desenvolvido para explicar o aumento do número de casos registrados durante a epidemia de peste bubônica ocorrida na Índia em meados de 1905. Atualmente esse modelo e suas variações são utilizados para descrever a propagação de doenças como por exemplo: gripe, dengue e a AIDS. Neste trabalho é feita uma análise qualitativa do modelo SIR, com objetivo de fazer previsões sobre a ocorrência ou não de uma epidemia numa população. Através desta análise foi possível identificar o impacto da disseminação da doença e também estimar o número de pessoas que devem ser vacinadas para evitar que uma epidemia aconteça. 


Texto completo:

PDF

Referências


KERMACK, W. O.; MCKENDRICK, A. G. A Contribution to Mathematical Theory of Epidemics. Proceedings of the Royal Society of London. Series A. Containing Papers of a Mathematical and Physical Character. London, v. 155, Issue 772 (Aug.1,1927), 700-721.

MARTCHEVA, M. An Introduction to Mathematical Epidemiology. 1 ed. Gainesville: Springer, 2015.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Vigilância em Saúde. Informe Epidemiológico: Influenza: Monitoramento até a Semana Epidemiológica 52 de 2016. Brasília, 2016.

MONTEIRO, L. H. A. Sistemas Dinâmicos. 3 ed. São Paulo: Livraria da Física, 2011.

MURRAY, J. D. Mathematical Biology: An Introdution. 3 ed. Springer-Verlag: United

States of Amercia, 2002.

SCHIMIT, P. H. T. Modelagem e controle de propagação de epidemias usando autômatos celular e teoria de jogos. 83 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

YANG, H. M. Epidemiologia da Transmissão da Dengue. TEMA Tend. Mat. Apl. Comput., São Carlos, v. 4, n. 3, 2003. p. 387-396.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista Científica Interdisciplinar INTERLOGOS