A EXTENSÃO “PLUGANDO” NO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ: RELATO DE OFICINAS COM A COMUNIDADE DO CAMPUS PARANAGUÁ

Evelyn Raquel Carvalho, Nadia Terezinha Covolan, Marcos Claudio Signorelli

Resumo


Este relato de experiência sintetiza a atividade sobre a extensão acadêmica, realizada em 02 encontros com a participação de 01 docente, 01 técnica em assuntos educacionais, 05 estudantes de cursos técnicos (ensino médio integrado Meio Ambiente e Mecânica), 05 estudantes de licenciatura em Ciências Sociais e 01 estagiária em Serviço Social, no Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Paranaguá. A Oficina objetivou refletir, compreender e discutir sobre como estudantes, docentes e técnicos/as percebem a atividade extensionista no contexto social e acadêmico. Foram utilizadas exposições orais, colagens e atividades gráficas, para a confecção de material de divulgação científica sobre o tema. O resultado possibilitou a construção de três fanzines cujo conteúdo demonstra a importância da extensão para a vida social e acadêmica dos/as participantes. Os achados indicaram que a extensão ainda é pouco conhecida, debatida e utilizada pela comunidade docente e discente e considerou-se necessária a ampliação dessa discussão em diversos espaços e momentos no ano letivo e também o envolvimento de todos os atores sociais como servidores terceirizados, responsáveis e familiares, escolas e outros representantes da comunidade externa ao IFPR. 


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