A EXTENSÃO “PLUGANDO” NO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ: RELATO DE OFICINAS COM A COMUNIDADE DO CAMPUS PARANAGUÁ
Resumo
Este relato de experiência sintetiza a atividade sobre a extensão acadêmica, realizada em 02 encontros com a participação de 01 docente, 01 técnica em assuntos educacionais, 05 estudantes de cursos técnicos (ensino médio integrado Meio Ambiente e Mecânica), 05 estudantes de licenciatura em Ciências Sociais e 01 estagiária em Serviço Social, no Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Paranaguá. A Oficina objetivou refletir, compreender e discutir sobre como estudantes, docentes e técnicos/as percebem a atividade extensionista no contexto social e acadêmico. Foram utilizadas exposições orais, colagens e atividades gráficas, para a confecção de material de divulgação científica sobre o tema. O resultado possibilitou a construção de três fanzines cujo conteúdo demonstra a importância da extensão para a vida social e acadêmica dos/as participantes. Os achados indicaram que a extensão ainda é pouco conhecida, debatida e utilizada pela comunidade docente e discente e considerou-se necessária a ampliação dessa discussão em diversos espaços e momentos no ano letivo e também o envolvimento de todos os atores sociais como servidores terceirizados, responsáveis e familiares, escolas e outros representantes da comunidade externa ao IFPR.
Texto completo:
PDFReferências
ALBAGLI, S. Divulgação Científica: Informação Científica para a Cidadania? In: Ciência da Informação, v. 25, n.3, p. 396-404, 1996.
BARROS, H. L. de. Um novo papel da divulgação da ciência: rumo a um contrato tecnológico. In: WHERTEIN, J.; CUNHA, C. da. Educação Científica e Desenvolvimento: O que pensam os cientistas. Brasília: UNESCO. Instituto Sangari, 2005. p.111-118.
BRASIL, Lei nº 13,005 de 25 de junho de 2014. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014. Disponível em: . Acesso em: 27 nov. 2017.
FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO OU CARGOS EQUIVALENTES DAS INSTITUIÇÕES DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA- FORPROEXT. Contribuições para a Política de Extensão da Rede Federal de Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica, Brasília, 2015. Disponível em:< file:///C:/Users/evely/Downloads/XIII%20Forproext%20%20Contribui%C3%A7%C3%B5es%20para%20a%20Pol%C3%ADtica%20de%20Extens%C3%A3o%20da%20Rede%20Federal%20de%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Profissional,%20Cient%C3%ADfica%20e%20Tecnol%C3%B3gica%20(2015).pdf >. Acesso em: 22 out.2016.
FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO OU CARGOS EQUIVALENTES DAS INSTITUIÇÕES DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA- FORPROEXT. Extensão Tecnológica - Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica/ Conselho Nacional das Instituições Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. -Cuiabá (MT): CONIF/IFMT, 2012.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 7° ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1983.
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 12ª ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1979.
GONÇALVES, Nadia G. Princípio da Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão: desafios e possibilidades. In: GONÇALVES, Nadia G.; QUIMELLI, Gisele A. de S.(Org.). Princípios da extensão Universitária: contribuições para um discussão necessária. Curitiba: Editora CRV, 2016, p. 53-73.
GOMES, Marquiana de F. V. B. Interdisciplinaridade e a Interprofissionalidade na Ação Extensionista. In: GONÇALVES, Nadia G.; QUIMELLI, Gisele A. de S.(Org.). Princípios da extensão Universitária: contribuições para um discussão necessária. Curitiba: Editora CRV, 2016, p. 37-52.
JEZINE, Edineide. As Práticas Curriculares e a Extensão Universitária. Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Belo Horizonte. Set. 2004.
PUNI, Camila. Didática-Zine: um fanzine sobre gênero e sexualidade para diferentes caminhos metodológicos. Rio de Janeiro: Editora Autografia. 2015.
SANTOS, Boaventura de S. A universidade do século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. São Paulo: Cortez. 2008.
SEN, A. K. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras. 2010.
UNESCO. Declaração sobre a Ciência e o Uso do Conhecimento Científico. Brasília: UNESCO, Abipti, Fucapi, 2003, p. 28-29.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 Revista Científica Interdisciplinar INTERLOGOS