PIBID E ENSINO DE SOCIOLOGIA: POSSIBILIDADES DE SUPERAÇÃO DO RACISMO NO ESPAÇO ESCOLAR.
Resumo
Este trabalho visa apresentar os resultados da intervenção realizada com um relato de experiência pelo PIBID/Ciências Sociais do Instituto Federal de Paranaguá, em duas turmas do segundo ano do Ensino Médio numa escola estadual da cidade de Paranaguá. O trabalho realizado teve como temática o racismo. Na apresentação dos conceitos e conteúdos nas aulas de Sociologia pela supervisora responsável percebeu-se que os alunos naturalizam discursos racistas ao se referirem aos alunos e alunas negras de maneira pejorativa e pela postura que assumiam ao serem repreendidos, procurando justificar como “brincadeiras” tais práticas. Consideramos como hipótese para esses discursos a grande aceitação da teoria da democracia racial como discurso e prática. Assim, este trabalho tem como principal objetivo desnaturalizar os discursos tidos como racistas, a fim de que o racismo possa ser combatido no espaço escolar.
Texto completo:
PDFReferências
MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. Petrópolis: Editora Vozes, 1999. 140 p.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil 1970-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. 285 p.
FAUSTO, Boris. História do Brasil-História do Brasil cobre um período de mais de quinhentos anos, desde as raízes da colonização portuguesa até nossos dias. São Paulo: Edusp, 1996.
MORI, Verônica Yurika. Diálogo interétnico na escola. A implementação da Lei nº 11.645/08 em Maringa-PR. Curitiba: Editora Protexto 1ª. Ed, 2013.
Apontamentos
- Não há apontamentos.