INVESTIGAR E LER: É POSSÍVEL NA FÍSICA?

Murilo de Oliveira Silva, Vitor Mendes Belo, Kelly Vanessa Fernandes Dias da Silva, Caroline Portela

Resumo


Este trabalho tem como objetivo relatar uma atividade desenvolvida pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) vinculados ao curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal do Paraná Campus Paranaguá, em parceria com o Colégio Estadual Porto Seguro. A atividade teve como principal objetivo despertar o interesse dos alunos na disciplina de Física, redefinindo o que é e como aprender Física , fora da rotina de sala de aula. Neste sentido, a atividade foi desenvolvida com a utilização de metodologia diferenciada na abordagem dos conceitos, envolvendo a interdisciplinaridade e o ensino investigativo, a partir da leitura e interpretação de textos que apresentavam a evolução histórica do conceito de Calor. Foi possível verificar que os alunos apresentaram dificuldades ao ler e ao interpretar os textos pela ausência de leitura no seu cotidiano, porém, conseguiram compreender que a Física é uma ciência que está em construção e também que não é constituída apenas da ferramenta matemática comumente conhecida no ensino médio.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Maria José Pereira Monteiro; RICON, Alan Esteves. Divulgação Científica e texto literário – uma perspectiva cultural em aulas de Física. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 10, n.

p. 7-13, 1993.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa. Ensino de Ciências por Investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

CORREIA, Daniele ; SCHIRMER, SaulBenhur ; SAUERWEIN, InésPietro Schmidt . Leitura, escrita e o ensino de física: possibilidades e desafios a partir de uma oficina para o pibid. In: II FÓRUM INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO; VI SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO; XIV FÓRUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO; e XVII SEMINÁRIO REGIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA, 2016.

FERNANDES, Angela Maria Barbosa. A História da Ciência por Meio do Teatro: A Teoria doCalórico Contada em Cena. Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual da Paraíba, 2016.

GOMES, José Leandro de Albuquerque Macedo Costa. CONCEITO DE CALOR: Contexto Histórico e Proposta para Sala de Aula. Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual da Paraíba, 2013.

LEITE, Álvaro Emílio; GARCIA, Nilson Marcos Dias. Leitura na Escola. Mas, até em Física? In: EDUCERE, 2009, Curitiba. Anais do IX Congresso Nacional de Educação. Curitiba: Champagnat, 2009.

MATTHEWS, Michael R. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, 12, [ 3], 164-214, 1995.

MARTINS, Isabel; NASCIMENTO, Tatiana Galieta; ABREU, Teo Bueno. Clonagem na Sala de Aula: um exemplo do uso didático de um texto de divulgação científica. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 9, n.1, p. 95-111, mar. 2004.

MEDINA, M.; BRAGA, M. O TEATRO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DA FÍSICA E DE PROBLEMATIZAÇÃO DA NATUREZA DA CIÊNCIA. Cad. Bras. Ens. Fís., v. 27, n. 2: p. 313-333, ago. 2010.

MIKSER, R.; REISKA, P.; ROHTLA, K. Science Teachers’ Interpretations about Interdisciplinary Teaching, 2008.

OLIVEIRA, Glaydson Francisco Barros. O quê se lê em aulas de Física no ensino médio: Expectativas de Conhecimentos e Concepções a partir da leitura. Monografia apresentada ao Curso de Graduação em Física do Centro de Ciências e Tecnologia, da Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, 2010.

ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 2001.

ROCHA, M. R. Potencial didático dos textos de divulgação científica segundo professores de ciências. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 5, n. 2, p. 47 - 68, Maio/Agosto 2012.

SILVA, H.C. Condições de Produção da Leitura em Aulas de Física no Ensino Médio: Um Estudo de Caso. In: Linguagens, Leituras e Ensino da Ciência, SP: Mercado de Letras, Associação de Leitura do Brasil, 1998.

SOLÉ, Isabel. Estratégia de Leitura. Porto Alegre: Ed. Artmed, 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.