INVESTIGAR E LER: É POSSÍVEL NA FÍSICA?
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA, Maria José Pereira Monteiro; RICON, Alan Esteves. Divulgação Científica e texto literário – uma perspectiva cultural em aulas de Física. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 10, n.
p. 7-13, 1993.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa. Ensino de Ciências por Investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
CORREIA, Daniele ; SCHIRMER, SaulBenhur ; SAUERWEIN, InésPietro Schmidt . Leitura, escrita e o ensino de física: possibilidades e desafios a partir de uma oficina para o pibid. In: II FÓRUM INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO; VI SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO; XIV FÓRUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO; e XVII SEMINÁRIO REGIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA, 2016.
FERNANDES, Angela Maria Barbosa. A História da Ciência por Meio do Teatro: A Teoria doCalórico Contada em Cena. Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual da Paraíba, 2016.
GOMES, José Leandro de Albuquerque Macedo Costa. CONCEITO DE CALOR: Contexto Histórico e Proposta para Sala de Aula. Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual da Paraíba, 2013.
LEITE, Álvaro Emílio; GARCIA, Nilson Marcos Dias. Leitura na Escola. Mas, até em Física? In: EDUCERE, 2009, Curitiba. Anais do IX Congresso Nacional de Educação. Curitiba: Champagnat, 2009.
MATTHEWS, Michael R. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, 12, [ 3], 164-214, 1995.
MARTINS, Isabel; NASCIMENTO, Tatiana Galieta; ABREU, Teo Bueno. Clonagem na Sala de Aula: um exemplo do uso didático de um texto de divulgação científica. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 9, n.1, p. 95-111, mar. 2004.
MEDINA, M.; BRAGA, M. O TEATRO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DA FÍSICA E DE PROBLEMATIZAÇÃO DA NATUREZA DA CIÊNCIA. Cad. Bras. Ens. Fís., v. 27, n. 2: p. 313-333, ago. 2010.
MIKSER, R.; REISKA, P.; ROHTLA, K. Science Teachers’ Interpretations about Interdisciplinary Teaching, 2008.
OLIVEIRA, Glaydson Francisco Barros. O quê se lê em aulas de Física no ensino médio: Expectativas de Conhecimentos e Concepções a partir da leitura. Monografia apresentada ao Curso de Graduação em Física do Centro de Ciências e Tecnologia, da Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, 2010.
ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 2001.
ROCHA, M. R. Potencial didático dos textos de divulgação científica segundo professores de ciências. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 5, n. 2, p. 47 - 68, Maio/Agosto 2012.
SILVA, H.C. Condições de Produção da Leitura em Aulas de Física no Ensino Médio: Um Estudo de Caso. In: Linguagens, Leituras e Ensino da Ciência, SP: Mercado de Letras, Associação de Leitura do Brasil, 1998.
SOLÉ, Isabel. Estratégia de Leitura. Porto Alegre: Ed. Artmed, 1998.
Apontamentos
- Não há apontamentos.