LUZ E CORES: RELATO DE UMA AÇÃO DO PIBID NO ENSINO FUNDAMENTAL

Heloiza Salvador, Sabrina Aparecida Teixeira, Juliana Campos Faria, Fabiana Maria Plinta, Sueli do Rocio do Nascimento Costa, Caroline Portela

Resumo


O tema de Luz e Cores foi abordado pelo subprojeto Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do Instituto Federal do Paraná Campus Paranaguá no ano de 2016, com intuito de ensinar conceitos básicos de Física com alunos entre 6 e 8 anos na Escola Municipal Professor Joaquim Tramujas Filho. O principal foco da intervenção é ensinar Ciências com uma abordagem investigativa, não limitando a ação do aluno em apenas prestar atenção na fala do professor e retratar de forma automática para o papel, mas fazer com que o estudante pense e reflita sobre a situação-problema proposta. Ao final da intervenção os alunos produziram relatos escritos e/ou desenhos sobre os conteúdos desenvolvidos. Foi possível perceber um bom aproveitamento de cada turma, mesmo alguns alunos estando em fase de alfabetização, os relatos representaram aspectos teóricos e práticos da aula na forma escrita e ilustrativa, contribuindo não só com o ensino e aprendizagem de Física nos anos iniciais do ensino fundamental, mas também reforçando aspectos como leitura e escrita, comportamentos de socialização e convivência entre os colegas.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.