Oficinas de Matemática Básica: Tecendo uma trama entre outras áreas
Resumo
É indiscutível que atualmente muitos alunos têm dificuldades em disciplinas que envolvem cálculos matemáticos. Essas dificuldades geralmente começam nos anos iniciais quando o estudante se depara com uma aprendizagem matemática de forma mecânica, não contextualizada e que faz com que ele use muito mais a memorização do que de fato a compreensão dos conhecimentos matemáticos. Isto acarreta em um elevado índice de repetência tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio e por este motivo surge à necessidade de explorar soluções que sanem tal problemática. O projeto voluntário das oficinas de Matemática Básica que ocorrem no Instituto Federal do Paraná – Campus Paranaguá tem como objetivo estimular a aprendizagem matemática através de situações extraídas da realidade, promovendo a interdisciplinaridade e relação teórica – prática, restaurar a autoestima e confiança em suas potencialidades, promover a ruptura das lacunas construídas nos estudantes ao longo do tempo com relação à disciplina de matemática e ainda desenvolver o raciocínio lógico. As oficinas acontecem com o auxílio de alunos voluntários do segundo e terceiro ano do Ensino Médio, os quais, com o auxílio das professoras, preparam um material diferenciado para trabalhar conteúdos de Matemática Básica, além disso, são realizadas avaliações prévias e posteriores aos conteúdos abordados, verificando a eficiência da abordagem. Espera-se do projeto uma melhor progressão dos alunos com relação a Matemática Básica, uma das principais deficiências dos alunos do Ensino Médio.
Texto completo:
PDFReferências
AQUINO, Júlio Groppa. Confrontos na sala de aula: Uma leitura institucional da relação professor-aluno. São Paulo: Summus, 1996.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Trad. Bruno Magne- Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura)
GÓES, Heliza Colaço. Expressão Gráfica: esboço de conceituação. 2012. 123 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Paraná. Curitiba.
MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo / Edgar Morin; tradução. Eliane Lisboa. 4ª ed. – Porto Alegre: Sulina, 2011.
Apontamentos
- Não há apontamentos.