A VISÃO DOS ALUNOS SOBRE A UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE FÍSICA PELO PROFESSOR

Kelly Vanessa Fernandes Dias da Silva, Caroline Dorada Pereira Portela

Resumo


Atualmente, alunos do ensino médio de instituições da rede pública de ensino recebem o livro didático de Física pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Neste caso, espera-se que esta ferramenta pedagógica esteja presente no ambiente escolar como um apoio no processo de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa procurou investigar a utilização do livro didático de Física pelo professor durante as aulas da disciplina, na perspectiva de alunos do ensino médio técnico integrado do Instituto Federal do Paraná - Campus Paranaguá. Utilizando um questionário como instrumento de pesquisa para evidenciar de que forma acontece a utilização do livro didático em sala de aula e a mediação do professor nessa utilização com o aluno no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados mostraram que para a maioria dos alunos há utilização do livro didático de Física pelo professor, principalmente relacionada à prática de resolução de exercícios. Por outro lado, a prática de leitura, tanto para texto como figuras e gráficos, pouco é vista pelos alunos nas aulas de Física.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.