EDUCAÇÃO FÍSICA NO IFPR CORONEL VIVIDA – UMA PERSPECTIVA BASEADA NOS CONTEÚDOS ESTRUTURANTES

Vera Albuquerque de Azambuja

Resumo


A educação física escolar é um componente curricular que tem como tema a cultura corporal. Entretanto, por diversos fatores, alguns elementos desta cultura corporal são valorizados em detrimento de outros. Sendo assim, o intuito deste texto é mostrar a experiência do trabalho do componente de educação física escolar no IFPR – Campus Coronel Vivida no Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio na perspectiva da cultura corporal. É um texto organizado como um relato de experiência que começa com a situação da educação física tradicional e aborda a perspectiva de educação utilizada para organizar o componente curricular. Trata de como os conteúdos da educação escolar são distribuídos, organizados e trabalhados no IFPR e finaliza com a percepção dos alunos a cerca disto.

Palavras-chave: Educação Física escolar. Conteúdo.  Currículo.


Texto completo:

PDF

Referências


BETTI, I. Esporte na escola: Mas é só isso, professor? Motriz, n°1, jun, 1999.

Coletivo de Autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez: 1992

DAOLIO J. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: EM BUSCA DA PLURALIDADE. Rev. paul. Educ. Fís., São Paulo, supl.2, p.40-42, 1996

MOLINA, VN. A Cultura do Professorado de Educação Física das Escolas Públicas de Porto Alegre. Movimento - Ano IV - Nº 7 - 1997/2. P. 35-42

MOLINA, VN. As práticas dos professores de educação física das escolas públicas de Porto Alegre. Movimento - Ano V - Nº 9 - 1998/2. P. 31-46

PARANÁ. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Educação Física. 2008

PITANGA, FJG; LESSA, I. Prevalência e fatores associados ao sedentarismo no lazer em adultos Prevalence and variables associated with leisure-time sedentary lifestyle in adults. Cad. Saúde Pública, v. 21, n. 3, p. 870-877, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.