O FUTURO É O PRESENTE? PERSPECTIVAS FUTURAS DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM MORRETES-PARANÁ

Luís Fernando da Costa Júnior

Resumo


São muitos os desafios na vida de um jovem estudante: família, estudos, trabalho, entre outros, são fatores estruturais e decisivos na transição para a fase adulta. Este estudo tem o objetivo de identificar as perspectivas futuras dos estudantes do Ensino Médio (anos finais) em Morretes – Paraná. A pesquisa aconteceu no ambiente estudantil abordando as questões como: moradia, escolaridade de seus responsáveis e, também, do futuro pós-médio no âmbito dos estudos, trabalho e profissão. Realizou-se por meio de questionário qualitativo e quantitativo, análise de dados primários e secundários. Os resultados mostraram a tendência para o ingresso dos jovens em cursos superiores considerados “tradicionais”. Percebeu-se um equilíbrio em relação ao jovem que apenas estudava e o que estudava e trabalhava, porém o trabalho sem registro assinalou um elevado percentual de informalidade, a exploração do trabalho jovem compreende a realidade da lógica oferta x demanda.

Palavras-Chave: JOVEM. ENSINO MÉDIO. PERSPECTIVA. FUTURO. GESTÃO EDUCACIONAL.


Texto completo:

PDF

Referências


INSTITUTO PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL (IPARDES). Cadernos Municipais. Disponível em: . Acesso em: 20/11/2014.

______. Perfil Avançado dos Municípios. Disponível em: . Acesso em: 13/03/2015.

GAZETA DO POVO. País tem 9,6 milhões de jovens sem estudar ou trabalhar. Curitiba, 29 nov. 2013. Disponível em: . Acesso em: 24/03/2015.

PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO (PNAD). Atlas do Desenvolvimento Humano dos Municípios. Disponível em: . Acesso em: 20/11/2014.

RAITZ, T. R.; Petters, L. C. F. Novos desafios dos jovens na atualidade: Trabalho, educação e família. Revista Psicologia & Sociedade, v. 20, n. 3, p. 408-416, 2008.

RODRÍGUEZ, E. Emprego e juventude: muitas iniciativas, poucos avanços. Um olhar sobre a América Latina. Revista Nueva Sociedad, n. 232, 3-4, p. 104-121, jun. 2012, ISSN: 0251-3552.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.