O USO DA ROBÓTICA PEDAGÓGICA COMO UMA TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA E ÁREAS AFINS

Diego Francisco Cardoso de Franca, Maria Clara Chaves Pereira, Carmem Lúcia Graboski da Gama

Resumo


O trabalho aqui apresentado foi desenvolvido no Programa Institucional de Bolsas de Extensão do Instituto Federal do Paraná (PIBEX). O objetivo do projeto foi pesquisar, desenvolver,  analisar e tentar implantar  mecanismos provenientes do estudo da Tecnologia Educacional que possa facilitar o processo de ensino-aprendizagem de matemática e áreas afins, por meio da Robótica Educacional. Esta que traz consigo inúmeras vantagens, seja despertando o interesse do aluno ou auxiliando o método de ensino do professor. Sendo assim, nesse artigo serão discutidos algumas  vantagens de usar esta tecnologia a favor da educação e algumas citações  de pessoas  renomadas no assunto, mostrar também alguns exemplos de atividades envolvendo o kit Lego Mindstorms NXT 2.0, que podem ser aplicadas em sala de aula

Texto completo:

PDF

Referências


DA SILVA, A. F. RoboEduc: Uma Metodologia de Aprendizado com Robótica Educacional. 103 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.

ZILLI, S. do R. A Robótica Educacional no Ensino Fundamental. 89 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

OUCHANA, D. O que é a robótica educacional e quais são os ganhos para o aprendizado. Disponível em: < http://revistaeducacao.com.br/textos/224/jovens-construtores-366423-1.asp>. Acesso em: 22 jun. 2016.

PONTES, L. A História da Robótica Educacional. Disponível em: < https://lelinopontes.wordpress.com/2010/06/25/historia-da-robotica-educacionalre/>. Acesso em: 22 jun. 2016.

CONHEÇA O LEGO MINDSTORMS NXT. Disponível em: < http://www.mecatronicaatual.com.br/educacao/886-conhea-o-lego-mindstorms-nxt/>. Acesso em: 28 jun. 2016.

LITTO, Frederic M. Repensando a educação em função de mudanças sociais e tecnológicas recentes. In. (org) OLIVEIRA, Vera Barros de. Editora SENAC 2ª ed. São Paulo: 1999.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Ed. 34, 1993.

GOUVÊA, Sylvia Figueiredo. Os caminhos do professor na era da tecnologia. Acesso Revista de Educação e Informática. Ano 9. Número 13. Abril 99. Disponível em: www.geoplenario.hpg.ig.com.br/0s %20caminhos%20do% professor .doc.

SANTOS, Neide. Desenvolvimento de software educacional.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.