ATIVIDADE EXPERIMENTAL SOBRE O MOVIMENTO UNIFORME REALIZADA COM OS ESTUDANTES DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Ilana Paula da Silva, Edilaine Cardoso Mendes, Jane Rosa

Resumo


Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre uma intervenção em sala de aula, abordando o tema Movimento Retilíneo Uniforme, realizada com os alunos do nono ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Porto Seguro. Essa atividade foi ministrada pelos bolsistas do PIBID, estudantes do Curso Licenciatura em Física do IFPR Campus Paranaguá. O objetivo do trabalho foi possibilitar a compreensão pelos alunos dos conceitos físicos sobre o movimento retilíneo e uniforme, utilizando uma abordagem diferenciada através de uma atividade experimental. O experimento consiste em uma haste cilíndrica com rosca, através da qual se movimenta uma arruela, e seu princípio de funcionamento consiste em soltar a arruela sob a haste observando seu movimento de descida. A atividade teve uma duração de duas horas-aula, e foi organizada em três partes: O início da aula consistiu em recapitular os conceitos relacionados com movimento uniforme, apresentados pela professora da turma na aula anterior, para isso foi utilizado um simulador virtual de movimento disponibilizado na internet pela Universidade do Colorado; na segunda parte, os bolsistas apresentaram o experimento para os estudantes e realizaram uma demonstração do seu funcionamento; na terceira e última parte, os alunos foram organizados em oito grupos, cada grupo recebeu um aparato experimental e um roteiro com orientações e questões para serem respondidas. Ao longo do desenvolvimento da atividade experimental, observou-se que alguns alunos apresentaram dificuldades para a realização do experimento, mais especificamente com relação a utilização do cronômetro e na construção do gráfico das posições em função do tempo.

Palavras-chave: PIBID. MOVIMENTO UNIFORME. ATIVIDADE EXPERIMENTAL. 


Texto completo:

PDF

Referências


GASPAR, A. Compreendendo a Física: Mecânica. São Paulo: Ática, vol.1, p.73, 2013.

PAGANOTTI, A; DICKMAN, A.G. Caracterizando o professor de ciências: Quem ensina tópicos de Física no Ensino Fundamental? VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas, 2011. Disponível em: Acesso em: 03 maio 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.