EXPRESSÃO GRÁFICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM: ESTUDO DE POLÍGONOS
Resumo
Este trabalho foi desenvolvido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) – subprojeto Matemática 3. O objetivo é fazer com que o aluno consigam identificar os elementos de um polígono, bem como, classificá-los de acordo com o número de lados e em convexo ou não convexo. Ainda, reconhecer polígonos regulares, calcular o número de diagonais e a soma dos ângulos internos e externos de um polígono. Esta prática, dividida em cinco etapas, aplicada no ano letivo de 2015 aos alunos do 8º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva. Na primeira etapa realizaram a identificação dos elementos de um polígono, para isto utilizamos como recurso a dobradura. Na segunda etapa foi composta pela construção das diagonais de um polígono. A terceira etapa desenvolveram a soma dos ângulos internos de um polígono. A quarta etapa abordaram a soma dos ângulos externos de um polígono. A última etapa consistiu em atividade para verificação se os conceitos foram compreendidos. O que pode-se perceber com as Atividades Investigativas utilizando recursos da Expressão Gráfica é que os objetivos foram alcançados, ou seja, os estudantes compreenderam os conceitos abordados.
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PDFReferências
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