O IMPACTO DA TRANSIÇÃO DO ENSINO MÉDIO PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS

Nicoly Alves Cordel, Edison Cabral Leão, Larissa Dos Santos Elias, Roberta Suero, Kelem Ghellere Rosso

Resumo


Este artigo trará um estudo sobre o impacto na transição do ensino médio (ensino público), para o ingresso ao curso de Licenciatura em Ciências Sociais, no IFPR – Campus Paranaguá. Serão analisados os fatores que geram tais dificuldades presentes na vida dos estudantes da Turma de 2016. Através de um questionario quantitativo, foi-se levantado dados para encontrar  de que forma os estudantes percebem esse impacto que transita durante todo curso, um possível perfil dos alunos atingidos por esse processo, tentando relacionar com o número de evasão. Portanto pretende-se analisar, até que ponto temos um ensino público que dê condições de acesso ao ensino superior, quais fatores interferem no ensino e geram desigualdades para com o entendimento e a permanência no Ensino Superior. Com este estudo, quer-se mostrar que na educação há desigualdades de desempenho escolar dos indivíduos e que é determinado pelas diferenças de classes.


Texto completo:

PDF

Referências


SAVIANE, Demerval. Escola e Democracia. Ed. 41 rev. Campinas, Autores Associados,1997. (Col. Polêmicas do nosso tempo; Vol.5) 94p.

CUNHA, Luiz Antônio. Contribuições para a análise das interferências mercadológicas nos currículos escolares. Revista Brasileira de Educação, (Rio de Janeiro), v. 16, n. 48, setembro/dezembro 2011.

CUNHA, Luiz Antônio. Educação, Estado e Democracia no Brasil.6, ed.São Paulo: Cortez; Niterói, RJ: Editora da Universidade Federal Fluminense; Brasília, DF: FLACSO do Brasil,2009.

NOGUEIRA, Maria Alice. CATANI, Afrânio (Org). Escritos da Educação. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ. Licenciatura em Ciências Sociais. Disponível em: http://paranagua.ifpr.edu.br/licenc-em-ciencias-sociais/. Acesso em: 20 jun. 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.