CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA

Caroline Portela, Kelly Vanessa Fernandes Dias da Silva, Sandy Adrielle Kalb

Resumo


Esse trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa sobre a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na perspectiva dos licenciandos em Física do Instituto Federal do Paraná, Campus Paranaguá. Utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário online, contendo seis questões dissertativas. Nas questões foram abordadas perguntas relacionadas à importância do programa para permanência dos estudantes na licenciatura, suas motivações e pretensões na prática da docência e o quanto o PIBID influenciou para escolha desta profissão. Considerando que o programa possibilita a inserção do licenciando na realidade do ensino da educação básica, podendo observar e vivenciar situações do cotidiano escolar durante sua trajetória acadêmica, permitindo que os bolsistas se descubram na profissão docente. Também notou-se a importância do recebimento da bolsa estudantil que o programa dispõe para permanência do licenciando no curso.


Texto completo:

PDF

Referências


MASSENA, E. P.; SIQUEIRA, M. Contribuições do PIBID à Formação Inicial de Professores de Ciências na Perspectiva dos Licenciandos, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 16, n. 1, 2016.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.