AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE AS POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ
Resumo
A política de assistência estudantil após a institucionalização do Programa Nacional de Assistência Estudantil em 2010, passou a ser analisada por pesquisadores de diferentes áreas acadêmicas, em especial pelos educadores que vem investigando a implementação dos programas nas entidades educacionais. Em relação à política de apoio ao estudante nos Institutos Federais percebemos um campo bastante fecundo a ser investigado, devido ao baixo número de produções acadêmicas sobre esse assunto. Dessa forma, o presente artigo propõe apresentar o resultado do estado da arte que teve como objetivo mapear as dissertações e teses sobre a política de assistência estudantil no Instituto Federal do Paraná (IFPR). O mapeamento fez parte de uma das etapas do projeto de mestrado apresentado ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, cujo objeto de investigação é o Programa Estudante-Atleta do IFPR – Campus Irati. Entre os resultados desse artigo destacamos a seleção de quatro dissertações relacionadas ao tema da pesquisa em execução, permitindo constatar a ausência de trabalhos acadêmicos em programas de pós-graduação interdisciplinares, bem como uma carência de pesquisas qualitativas de caráter etnográfico.
Palavras-chave: PNAES. Assistência Estudantil. IFPR. Campus Irati. Programa Estudante-Atleta.
Texto completo:
PDFReferências
ABREU, R. P. As expressões da evasão dos estudantes atendidos pela Política de Apoio Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná – Campus Londrina. 2017, 237 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social e Política Social) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2017.
ANTUNES, E. D. Assistência estudantil nos Institutos Federais: da política à implementação. 2018, 272 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2018.
BRACHT, V. Sociologia crítica do esporte: uma introdução. 3.ed. Rio Grande do Sul, Unijuí, 2005.
BRASIL. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Brasília, 2010. Disponível em: . Acesso em: 17 de ago. 2018.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência, Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, 2008. p. 1-8 Disponível em:. Acesso em: 17 de ago. 2018.
CANCELLA, A. S. A oferta do esporte para os alunos com deficiência no Instituto Federal do Paraná – IFPR, campus Paranaguá: um movimento de reprodução ou resistência? 2018, 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
CONSELHO SUPERIOR DO IFPR. Resolução n. 011/2009. Aprova a política de apoio estudantil do Instituto Federal do Paraná. Curitiba, 2009. Disponível em: . Acesso em: 19 de ago. 2018.
COSTA FILHO, I. Políticas de assistência ao estudante: formulação e implementação no Instituto Federal do Paraná (2008-2014). 2015, 227 f. Dissertação
(Mestrado em Educação) – Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2015.
INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ. Instrução Interna de Procedimentos – IIP N.º 001/2014 PROENS/IFPR, 28/03/2014. Curitiba, 2014. Disponível em: Acesso em: 27 de ago. 2018.
INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ. Edital n°. 004/2015 – PROENS/IFPR. Programa Estudante Atleta. Curitiba, 2015. Disponível em: . Acesso em: 28 de ago. 2018.
MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 30. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 Revista Científica Interdisciplinar INTERLOGOS