AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE AS POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ

Mário André Camargo Torres

Resumo


A política de assistência estudantil após a institucionalização do Programa Nacional de Assistência Estudantil em 2010, passou a ser analisada por pesquisadores de diferentes áreas acadêmicas, em especial pelos educadores que vem investigando a implementação dos programas nas entidades educacionais. Em relação à política de apoio ao estudante nos Institutos Federais percebemos um campo bastante fecundo a ser investigado, devido ao baixo número de produções acadêmicas sobre esse assunto. Dessa forma, o presente artigo propõe apresentar o resultado do estado da arte que teve como objetivo mapear as dissertações e teses sobre a política de assistência estudantil no Instituto Federal do Paraná (IFPR). O mapeamento fez parte de uma das etapas do projeto de mestrado apresentado ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, cujo objeto de investigação é o Programa Estudante-Atleta do IFPR – Campus Irati. Entre os resultados desse artigo destacamos a seleção de quatro dissertações relacionadas ao tema da pesquisa em execução, permitindo constatar a ausência de trabalhos acadêmicos em programas de pós-graduação interdisciplinares, bem como uma carência de pesquisas qualitativas de caráter etnográfico.    

Palavras-chave: PNAES. Assistência Estudantil. IFPR. Campus Irati. Programa Estudante-Atleta.  


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