PRÁTICAS DE SIGNIFICAÇÃO IDENTITÁRIA: UMA LEITURA CRÍTICA DO PERSONAGEM CURITIBINHA
Resumo
As identidades e identificações são material e discursivamente construídas, portanto, não determinadas e condicionadas ao processo de articulação sociocultural. Neste trabalho objetivamos analisar o material produzido pela Prefeitura Municipal de Curitiba-PMC em torno do personagem infantil Curitibinha, refletindo como está relacionado à questões de significação identitária. Investigamos a estrutura e o conteúdo dos dois volumes do gibi publicados em 2018 e 2019 - “Viagem pela história de Curitiba”. Concluímos que as abordagens identitárias são eixos estruturantes das práticas socioculturais da cidade e que a identidade é construída em associação à processos educativos, mas que as formas de apropriação de recursos como a revista Curitibinha também precisam ser melhor investigadas.
Palavras-chave: Identidade. Curitiba. Gibi. Curitibinha.
Texto completo:
PDFReferências
CAMARGO, Geraldo Leão Veiga de. Paranismo: arte, ideologia e relações sociais no Paraná (1853-1953). Tese (Doutorado em História). Curitiba: UFPR, 2007. Disponível em: http://gg.gg/g2xic. Acesso em 20 dez. 2019.
CURITIBA. Linhas do Conhecimento - Proposta completa. Prefeitura Municipal de Curitiba, 2018. Disponível em: http://gg.gg/proposta_Linhas. Acesso em 17 dez. 2019.
CURITIBA (a). Curitibinha conta a história da cidade para piás e gurias das escolas municipais. Agência de Notícias da Prefeitura Municipal de Curitiba. 26 de março de 2018. Disponível em: http://gg.gg/g2xhy. Acesso em 17 dez. 2019.
CURITIBA. GIBI CURITIBINHA. Curitibinha. Volume 1, 2018.
CURITIBA. GIBI CURITIBINHA. Curitibinha. Volume 2, 2019.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
HALL, Stuart. Quem precisa de identidade?. SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.); HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença. A perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Editora. Vozes, 2014.
RECHIA, Simone. O 'menu' dos espaços e equipamentos de lazer e cultura oferecido pela cidade de Curitiba: Vida de qualidade ou qualidade de vida? existe diferença?. In: SILVA, Dirceu Santos; DA SILVA, Junior Vagner Pereira. (Org.). Políticas Públicas de Lazer e Esporte. 1ed. Belo Horizonte: Mercado de letras, 2018, v. 1, p. 157-188.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Revista Científica Interdisciplinar INTERLOGOS