Design Inclusivo: uma proposta de mesa de desenho para fruição de pessoas com deficiência física

Leonardo Augusto Braun, José Paulo Medeiros da Silva

Resumo


Este trabalho estuda o design social e a sua importância no contexto social de pessoas portadoras de deficiência física e sua contribuição na concepção e desenvolvimento de um mobiliário de desenho acessível que possibilite o seu uso de forma equitativa independente das características antropométricas e das limitações físicas dos usuários. Para o desenvolvimento deste trabalho foi realizada uma pesquisa de nível exploratório, composta por uma pesquisa bibliográfica e documental, e seguida de uma pesquisa de campo. O trabalho concluí que quando um mobiliário é concebido através dos conceitos do design universal e projetado para que atenda às necessidades de pessoas portadoras de deficiências físicas, o móvel torna-se acessível permitindo assim o seu uso por pessoas com diferentes capacidades físicas, tornando-se assim um agente de inclusão social.

Texto completo:

PDF

Referências


BONSIEPE, Gui. Metodologia Experimental: Desenho Industrial. Brasília: CNPq. 1984.

CARPES JÚNIOR, Widomar Pereira. Introdução ao projeto de produtos. Porto Alegre: Bookman, 2014.

INSITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico. Disponível em: < https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9109-projecao-da-populacao.html?=&t=o-que-e>. Acesso em 28 de abril de 2019.

LÖBACH, Bernd. Design Industrial – bases para a configuração dos produtos industriais. Tr. Freddy Van Camp. São Paulo. Blucher, 2001.

PEARSON, Douglas. Pants Up Easy. Disponível em: . Acesso em 01 de setembro de 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista Científica Interdisciplinar INTERLOGOS